APOIO PEDAGOGICO UNIPAMPA

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Acolhimento aos novos estudantes da UNIPAMPA


Em interface com a PRAEC – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários e a CAP – Coordenadoria de Apoio Pedagógico, a política institucional de acolhimento é implementada por meio do Programa de Acompanhamento aos Estudantes, através das seguintes diretrizes de ação: integração acadêmica, apresentação da estrutura organizacional da Universidade e das Normas Acadêmicas, socialização e divulgação dos programas de bolsas da Assistência Estudantil e Apoio Pedagógico e a inserção no contexto regional.
A acolhida e recepção aos novos estudantes da UNIPAMPA está sendo organizada pelos NuDEs (Núcleos de Desenvolvimento Educacionais) dos dez campi da Universidade (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana) que aplicarão no período de matrícula e/ou no início do primeiro semestre letivo, o Questionário de Perfil do Aluno Ingressante, o que também permite detectar, previamente, os aspectos socioeconômicos e culturais dos estudantes em geral, das pessoas com deficiência, dos indígenas e fronteiriços a fim de melhor atendê-los e qualificar as políticas de inclusão na Universidade.
Cada NUDE em articulação com a Coordenação Acadêmica do campus e Representação Estudantil promoverá atividades de integração acadêmica que vem sendo planejadas para a recepção dos calouros. Além de ações como elaboração do Guia do Acadêmico (com informações sobre o processo de matrícula, o calendário acadêmico, as normas acadêmicas, os horários do transporte coletivo, os programas da assistência estudantil e sobre o funcionamento da Biblioteca e da Secretaria Acadêmica), e informações sobre moradia, alimentação e transporte disponíveis no site da PRAEC e também em outras ferramentas adotadas pelos NUDES além dos links no site institucional, como:
Bagé: http://assistenciaestudantilbage.blogspot.com/ e perfil no FACEBOOK;
São Gabriel: http://nudesg.blogspot.com
São Borja: moradiasb@hotmail.com .

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O APOIO PEDAGOGICO NA UNIPAMPA

A CAP- Coordenadoria de Apoio Pedagógico- , no âmbito da Universidade Federal do Pampa, caracteriza-se como um órgão de apoio e assessoria aos dirigentes dos Campi, Coordenadores de Cursos de Graduação e Cursos Superiores de Tecnologia, bem como ao demais docentes da instituição, no sentido de auxiliar nos aspectos didático-pedagógicos do processo ensino-aprendizagem.
Na estrutura organizacional da UNIPAMPA, a Coordenadoria de Apoio Pedagógico - CAP, de acordo com a Portaria nº 0745, de 13 de abril de 2010, está ligada diretamente ao Vice-Reitor. Constitui-se assim, a CAP, visando assessorar o Vice-Reitor e a pró-Reitora acadêmica nas questões de cunho pedagógico, na universidade. Destaca-se que a CAP, na estrutura organizacional da UNIPAMPA se divide em duas áreas: a Divisão de Apoio Pedagógico e a Divisão de Apoio aos Fóruns das Áreas de Conhecimento.

O Núcleo de Desenvolvimento Educacional é o órgão responsável pelo atendimento de docentes e discentes do campus, promovendo e articulando ações que visem ao aprimoramento da qualidade do trabalho pedagógico, do ensino ministrado na UNIPAMPA e do acesso e permanência dos discentes  na instituição.   
CAP e NuDE trabalham segundo necessidades apresentadas por estudantes e professores, a fim de que as relações entre eles e com a Universidade evoluam produtivamente na busca por alternativas que favoreçam os processos de ensino/aprendizagem na Instituição.
A seguir apresenta-se uma visualização de como se estrutura na universidade o Apoio Pedagógico.
     

A GESTÃO DA AULA UNIVERSITARIA

Coletânia de textos sobre a Ação Pedagógica na Universidade, destacando a importância do conhecimento pedagógico para a constituição do conhecimento profissional docente.
Organizado por Valderez Marina do Rosário Lima, com a participação de Marlene Correro Grillo, Ana Lúcia Souza de Freitas e Rosana Maria Gessinger.

O livro é composto pelos seguintes capítulos:
- A Docência na Educação Superior;
- Por que o professor faz o que faz na Sala de Aula?
- O que o professor precisa saber para Ensinar?
- Como mobilizar o Aluno para aprender?
- Como a Avaliação pode contribuir para a aprendizagem?
- E na prática, o que fazer?

Acesse o conteúdo do livro, através do site:


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS ESTUDANTES DA UNIPAMPA

Este programa é resultado do trabalho de interface entre Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC, Coordenadoria de Apoio Pedagógico - CAP e Núcleos de Desenvolvimento Educacional - NuDEs da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Sendo estruturado em torno de três eixos principais: acolhimento, acompanhamento e permanência.
Link de acesso:

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR

O uso de tecnologias assistivas na educação de alunos com necessidades educacionais especiais tem se mostrado um precioso recurso de apoio e suporte ao processo ensino-aprendizagem na educação superior.

Confira o texto na íntegra: 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A Evasão na UNIPAMPA

O projeto “A Evasão na Unipampa: Diagnosticando processos, acompanhando trajetórias e itinerários de formação”, desenvolvido nos anos de 2010 e 2011, propiciou a coleta de dados e a elaboração de indicadores fidedignos sobre os números da evasão na UNIPAMPA.
Tal projeto, alinhado com a política de Ensino do PI 2009 que tem como um dos seus direcionados ampliar o acesso e permanência mediante a implantação de “um programa de acompanhamento discente no intuito de reduzir a evasão e a repetência na Instituição” (UNIPAMPA, 2009, p. 28), sistematizou e organizou dados disponíveis no Sistema de Informações para o Ensino- SIE de forma a propiciar um mapeamento do fenômeno da evasão.
 Coordenado pela CAP (Coordenadoria de Apoio Pedagógico) o projeto objetivou uma atuação junto aos NUDE – Núcleos de Desenvolvimento Educacional da Universidade, localizados nos dez campi da UNIPAMPA visando o estreitamento das relações de forma a suprir necessidades apresentadas por estudantes e professores e na proposição de alternativas que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem.
             Confira o relatório Final do Projeto no Link:

Reforma Da Educação Superior do Brasil

Apresentação das propostas do atual governo e do ANDES - Sindicato Nacional em Confronto
 
Palestra com os Professores Lafaiete Neves, Roberto Lehrer, Sônia Guariza Miranda, Professora Regina Maria Michelotto

http://www.youtube.com/watch?v=Z-B00QrWfB4

Assistência Estudantil e Apoio Pedagógico: um trabalho integrado

A partir do texto: A Assistência Estudantil no âmbito da Política de Educação Superior Pública podemos refletir e visualizar a relação da assistência estudantil com o apoio pedagógico na Universidade, enquanto um trabaho multidisciplinar no contexto da Educação Superior.
 Assim sendo percebe-se que a assistência estudantil transita em todas as áreas dos direitos humanos, compreendendo ações que proporcionem desde as ideais condições de saúde, o acesso aos instrumentais pedagógicos necessários à formação profissional, nas mais diferentes áreas do conhecimento, o acompanhamento às necessidades educativas especiais, até o provimento dos recursos mínimos para a sobrevivência do estudante tais como moradia, alimentação, transporte e recursos financeiros.
Ou seja, a assistência estudantil e o apoio pedagógico articulados promovem um trabalho que vai além do atendimento as questões materiais, garantindo  a construção do protagonismo dos estudantes enquanto sujeitos do processo educativo.

Serviço Social na Educação

Este documento produzido pelo CFESS (Conselho Federal do Serviço Social) traz subsídios para o debate do Serviço Social na Educação. Visa proporcionar  o aprofundamento da reflexão sobre uma concepção de educação coerente com o projeto ético-político profissional que, por sua vez, oriente o debate das particularidades do trabalho do/a assistente social na política pública de educação, assim como as ações profissionais, no sentido de fortalecer as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora.
Segue o link de acesso ao texto: